quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SIMANCOL

Em 2012 gostaria de oferecer doses diárias de SIMANCOL, aquele concentrado de bom senso, noção, um mínimo de vergonha , para alguns.


É impressionante a falta de noção de algumas pessoas que não percebem, ou fingem não perceber, quando estão sendo inconvenientes, inoportunas, desagradáveis, quando impõem sua presença, falam sem aquele verniz social sem se importar o efeito que a palavra possa ter.


Geralmente quem muito reclama seus direitos numa urgência desmedida, são exatamente aqueles que são vagarosos, lentos mesmo , no cumprimento de seus deveres, do tipo: “farinha pouca meu pirão é primeiro”, numa cultura “umbilical” só conseguem enxergar SEUS direitos, os dos outros ficam sempre para depois, muito depois e , por vezes, caem até no esquecimento.


É interessante observar alguns movimentos em determinados grupos sociais e parecem se repetir com personagens que, da mesma forma , se repetem, se perpetuam nos grupos sociais.


Sempre haverá o boicotador, aquele que se dedica , gasta seu tempo e sua energia para que as coisas não dêem certo, se alimentam de desarmonia, conflito, intriga. Saltitam felizes quando há algo de estranho no ar, pois podem fomentar fofocas, discórdias e , é nesse momento que se travestem de “amigo” e tem sempre algo de negativo para dizer para por um pouquinho mais de “lenha na fogueira”.


A figura do “Murilo”, o que fica em cima de muro, não se coloca, não opina, não é de lado nenhum, pois prefere se manter suiçamente neutro e pode transitar em ambos os lados sendo invisível.


O inseguro, o prepotente, o maledicente, o entusiasta , o mil e uma utilidades, enfim é preciso saber lidar com essa infinidade de papéis.


É difícil perceber quando está sendo inconveniente?


Se chega , onde já existe uma conversa rolando, todo param e te olham , com aquele olhar de: “ volte mais tarde” ainda é necessário perguntar: Incomodo? Estou atrapalhando?. Creio que não. A gente consegue perceber quando chegou numa hora imprópria, então uma saída pela direita ou esquerda , no estilo do Leão da Montanha, é bem-vinda!


Quando você encontra com alguém que não vê há muito e percebe que esta pessoa mudou, envelheceu, não tem mais aquele viço, é realmente necessário dizer: Nossa, como envelheceu, está acabado, está doente, o que houve? Hum..creio que não, demonstre seu carinho com um sorriso acolhedor, dependendo do grau de intimidade , com aquele abraço confortador, com algum comentário feliz de uma época que viveram, que certamente aquela pessoa se sentirá melhor depois do reencontro com você.


Muita gente tem uma super sensibilidade quando se trata de si mesmo, se magoam com facilidade, mas são implacáveis nos comentários maldosos para os outros, parece que minimizam suas frustrações quando se dedicam a apontar os defeitos dos outros.


Enfim, desejo que ,em 2012, possamos ter doses diárias de SIMANCOL e que possamos enxergar o outro(Seja ele quem for) de maneira carinhosa, condescendente, que possamos manter a nossa individualidade sem individualismos, que tenhamos a capacidade real e sincera de nos alegrarmos com as conquistas dos outros, que ao tentarmos julgar os outros olhemos primeiramente para nós mesmos e exercitemos nos colocarmos no lugar deles e, por fim, que amemos, amemos em essência.