domingo, 4 de julho de 2010

Vaidade e Poder

Muitas frases, muitos pensamentos que leio, pois sou leitora compulsiva, atingem seu objetivo: “Me fazem pensar”. Tentar entender o que o autor quis passar de mensagem, que comportamento observado o levou a escrever tal coisa, que experiência vivida o que fez descrever suas reações e um fragmento de texto há muito me persegue, há muito me faz pensar e me fez mudar como pessoa...Trata-se de parte do discurso de posse de Nelson Mandela 1994 , do qual não se faz necessária apresentação...

...Nosso maior medo não é o de sermos inadequados. Nosso maior medo é o de sermos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, o que mais nos apavora. Perguntamos a nós mesmos: Quem sou eu para ser brilhante, esplêndido, talentoso e fabuloso? Na verdade, por que você não seria? Você é um filho de Deus. Bancar o pequeno não serve ao mundo. Nada nos esclarece no sentido de nos diminuirmos, para que outras pessoas não se sintam inseguras em torno de nós.
Nascemos para tornar manifesta a glória de Deus que está dentro de nós. Ele não está em alguns de nós: está em TODOS nós. E quando deixamos nossa própria LUZ brilhar, inconscientemente damos a outras pessoas permissão para fazer o mesmo.Quando nos libertamos de nosso próprio medo, nossa presença automaticamente liberta os outros...”

Tantas vezes deixamos de colocar uma excelente idéia com receio de parecermos prepotentes, por vezes temos um conselho , uma palavra amiga que não é dita pelo mesmo receio de parecermos os donos da verdade. Na verdade complicamos o simples.
Vaidade e poder estão no fundo de cada conflito humano, Desde o mais simples relacionamento, em casa com os pais, os irmãos, maridos e mulheres, filhos e pais , amigos e amigas. A vaidade e o poder tornam tudo tão obscuro, tão sinistro...e é tão simples viver: Há dois tipos de pessoas: as que gosto e as que não gosto. As que gosto me torno amiga as que não gosto respeito..pronto..é simples..
Costumo dizer que ninguém resiste a respeito e educação, é tão simples! Cada conflito de interesse poderia ser evitado com essa fórmula mágica, respeito+ educação+humildade.
Mandela Sabia que deveria brilhar , não para ofuscar ou afugentar outras pessoas de seu convívio e sim para ajudá-los a brilhar junto, a transformar um único ponto de luz em um clarão de solidariedade, amor, justiça.
Bancar o pequeno não serve ao mundo”, uma pseudo humildade de nada serve o mundo, vaidades camufladas. O que modifica é trabalho, é perseverança é FÉ. Fé em si mesmo, nessa partícula divina que somos, pois se somos feitos à imagem e semelhança do Criador, somos parte viva DEle e como tal , devemos deixar que essa energia se expanda e alcance o maior número de pessoas. Sem Fé em si mesmo até o mandamento “amar ao próximo como a ti mesmo” é impossível de ser praticado. Não se pode dar o que não se tem, amor amplo, incondicional, amor baseado na Fé, na crença de que tudo posso se realmente quero e creio. Quem não se ama, não se respeita não pode amar e respeitar o próximo.
Quantos casamentos, sociedades, amizades acabam em função da vaidade, do não reconhecer-se errado, ora somente erra quem tenta, quem trabalha, analisar todo o processo , perceber que falhou e recomeçar é divino. É não estar cristalizado numa posição ,é permitir-se a evolução , assim são quebrados paradigmas, quebrar um paradigma é não acreditar no fim, é saber que o mundo, o universo está em constante evolução.
Todo conhecimento acumulado cristaliza, paralisa, isola. O conhecimento precisa circular, precisa de mais olhares , precisa de senões. Assim as grandes descobertas da humanidade surgiram. Daqueles que não acreditaram no poder paralisante das críticas, que não aceitaram a palavra impossível, que não usam NUNCA, SEMPRE, JAMAIS, pois são palavras que indicam terminalidade e o Universo não pára.
Humildade é um DOM, é estar aberto as novas idéias, é saber ouvir sem ferir seu ego todo poderoso, é alegrar-se com a evolução, é perceber no crescimento do outro uma possibilidade de crescimento sua.
O poder que quero e busco nessa vida terrena é de participar do crescimento de tantos, é estar aberta a novos desafios com humildade e crença ,é impactar positivamente vidas e a vaidade que possuo é a alegria de ver tantos traços meus em tanta vidas, é saber que minha LUZ não afasta, não ofusca , ele ajuda tantos a brilhar e o melhor ainda é que já vejo clarões onde antes vislumbrava pontinhos de luz.

03/07/2010
Mônica Pereira

Um comentário:

Fernando Imaregna disse...

Hum rum...Mandela realmente fez e faz a diferença em seu País, o que pudemos notar pela Copa realizada recentemente..
Magnífica escolha como texto para os professores...
Torno a dizer que é bom saber que voltou a escrever...sempre tão direta e envolvente...
Hum rum...
Besos mi cariño...Continue a impactar positivamente vidas...