segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Prazo de Validade!


Nas embalagens dos mais variados produtos vem escrito, sinalizado , o prazo de validade, ou seja, o tempo em que esse produto pode ser consumido , dentro das condições saudáveis e sem prejuízo para a sua saúde.
            Eu , em algumas situações, costumo dizer que tenho prazo de validade. Quando vou a uma festa tenho prazo de validade, ou seja, aqueles momentos em que você chega, cumprimenta os amigos, conversa, conta algumas novidades, come alguma coisinha, bebe um pouquinho ,dança se for o caso , até aí é saudável, faz bem a cabeça e ao coração, depois o teor alcoólico dos convidados começa a incomodar, pois começam as perguntas inconvenientes, as posturas não muito legais . Hora de ir embora com uma boa impressão do encontro.
            Na verdade somos controlados diariamente por prazos, prazos e mais prazos. Hora de acordar, de ir ao banheiro, de trabalhar, de sair do trabalho, de chegar em casa. Prazo para descansar , que são as férias. Carências nos planos de saúde.
            Algumas pessoas deveriam vir com o prazo de validade estampado em algum lugar que pudéssemos ter acesso, para saber o tempo que teríamos para nos relacionarmos de maneira saudável, sem riscos à saúde física e mental.
            Algumas amizades podem ser testadas com um simples NÂO, se não resistem a esse pequeno desconforto acabam de forma instantânea, o que nos leva a acreditar que era produto falsificado.
            Existem também aquelas amizades que são destinadas a momentos essencialmente alegres, ou seja, para o chopinho, as festas e quando tudo vai bem e como nem sempre tudo vai bem o tempo todo o prazo expira rapidamente também.
            Existem os relacionamentos intimamente ligados aos prazos, exemplo, um político é seu amigo durante a campanha eleitoral, depois disso ele simplesmente esquece tudo que diz respeito a você. Se você ocupa um cargo a presidência de uma firma, por exemplo, terá muitos amigos, colegas, colaboradores, mas esse relacionamento estará diretamente ligado ao cargo, ou seja, não se relacionavam com você e sim com o cargo que ocupava e se deixa de ocupar é claro que o elo se desfaz.
            Não me esqueço de um amigo que era Comandante da Marinha, ficava extasiado com a maneira pela qual era tratado por todos, achava-se querido e estimado por todos. Sabiam a data do aniversário de sua esposa, enviavam flores, de seus filhos, era convidado para festas familiares, enfim um relacionamento recheado de momentos bons. Quando ele aposentou-se, tudo cessou e inclusive quando foi resolver um pequeno problema no lugar onde trabalhou por muitos anos, olhavam-no com descaso, alguns até fingiram que não o conheciam. Sei que muitos ao ler dirão: Ahh , mas comigo é diferente, tenho amigos fiéis e sou querido por todos e eu diria: Até que o prazo de validade acabe.
            É claro que existem as exceções, amizades com prazo de validade indeterminado, que suportam tormentas, que agüentam vários “nãos” e o amor permanece, e o mais difícil : agüentam as nossas vitórias, sim pois chorar com alguém é fácil, alegrar-se pelo sucesso do outro é a parte mais complicada.
            Meu prazo de validade venceu para tolerar : Hipocrisia, ingratidão, leviandade, vitimismo e falsidade. Nesse momento estou a procura de antídotos para tais coisas, sei que conseguirei, pois nessa vida há que se ter tolerância, compreensão e muita paciência.

Nenhum comentário: