sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dia do MEU PAI!


Dia do Meu Pai.

            É muito estranho passar por esse dia, mesmo que saibamos que há embutido um apelo comercial forte, ainda assim é um dia de comemoração! As famílias se reúnem para comemorar.
            Desde pequena , minha ligação com meu pai foi muito forte! Andava sempre com ele, parecia seu chaveirinho. Aprendi a amar o Fluminense, pois era com ele que eu ia ao Maracanã, às Laranjeiras ou em qualquer lugar que jogasse o nosso FLU!
            Aprendi a olhar o próximo com carinho e respeito, a dividir meus brinquedos, a esperar para ganhar os presentes. Lembro-me de uma conversa que ouvi entre ele e minha mãe, onde ela pedia para entregar logo o brinquedo do dia das crianças, ou seja, antes da data com a argumentação de que eu era filha única e que o presente já estava comprado e não tinha o porquê de aguardar tanto e ele disse: Não, pois a Mônica tem que aprender que nem sempre na vida temos tudo na hora que queremos, por vezes é preciso aguardar e ela precisa aprender a aceitar tanto o sim , quanto o não sem revoltar-se! Ao ouvir, mesmo pequena, pensei que realmente não era nada demais esperar e no tão esperado dia desembrulhar e ter a grande surpresa!
            Lembro-me de quando não tinha um carro e a vida era um pouco mais difícil , estávamos eu, ele e minha mãe sentados na varanda da nossa casa na vila e vimos todos saírem para passear no domingo e eu perguntei o porquê de não podermos sair também e ele disse : Porque hoje nós vamos ficar juntos e vamos fazer algo que ninguém poderá fazer nesses lugares que vão passear e eu , intrigada, perguntei o que? E ele disse: fazer nossos planos de nossos futuros passeios, imaginar onde queremos ir, como vamos, o que vamos fazer e eu achei aquilo fantástico, pois como sempre tive a imaginação fértil, quase fomos à Dubai.
            Um dia ainda vou gravar a música que ele fez pra mim e me ninava com ela, cantando com tanta emoção, que de lembrar me aperta o peito de saudade de quando era pequena e estava em seus braços, protegida e de agradecimento à DEUS de ter recebido tanto carinho e amor! Diz assim a canção: “ Mônica Maria, minha filha, meu amor, dorme feliz com os anjos é meu pedido ao Senhor! Ela está dormindo, Ele me atendeu, dorme feliz com os anjos, no colo do pai que é teu!”
            Quando me tornei adolescente, fui muito questionadora, e ele já advogado brilhante , me “ganhava” nas argumentações, tanto que resolvi fazer advocacia para estar equilibrada a “peleja” e porque eu ,simplesmente , ficava extasiada ao vê-lo preparar suas defesas e muito mais ainda quando o via atuar no Júri, um espetáculo! Sempre que pude fui acompanhar seus Júris para vê-lo de beca, “passeando” pelas peças processuais, fluente, enfático, seguro , carismático e acima de tudo feliz, feliz por estar desempenhando um papel que foi talhado por DEUS.
            Todos os domingos ele acordava e quando eu acordava  antes mesmo do bom dia, já me perguntava o que ia ser o tira-gosto para a cervejinha de antes do almoço e eu SEMPRE abençoei os domingos, pois estávamos juntos, conversando, rindo, bebericando, por vezes discutindo, mas...estávamos juntos! Depois do almoço, ainda na mesa a cantoria começava e mesmo que eu não quisesse tinha que cantar “ Sangrando” do Gonzaguinha, alguma música em espanhol e ultimamente alguma do Vander Lee. Após a cantoria ele dizia: Vou arrumar o quarto, que era a soneca com a minha mãe! Os domingos perderam o charme e muito da alegria!
            Busco, diariamente, em minha memória afetiva esses momentos para que eu não sinta dor, pois sei que prejudica o seu caminho e a saudade é uma dor que dói nos dois mundos e a paz dele depende da paz dos que ficaram.
            Converso muito isso com a minha mãe e as meninas, não podemos hoje sofrer e lembrar dos momentos tristes que vivemos há pouco, temos muitos, mas muitos momentos felizes para lembrar, nosso reservatório de carinho e felicidade é muito maior!
            Agradeço à DEUS tê-lo tido para dançar minha valsa de 15 anos; em minhas formaturas vendo o brilho de orgulho em seus olhos; para me conduzir ao altar , quando casei. Especial vê-lo dançando a valsa de 15 anos da Wendy e da Hillary,ter estado na formatura delas. Agradeço à DEUS ter comemorado com uma festa surpresa, com todos os seus amigos, seus 70 anos e ele estava especialmente feliz! Agradeço à DEUS ter participado de todas as suas vitórias profissionais. Agradeço à DEUS ele ter participado da festa maravilhosa de 70 anos da minha mãe, que aliás merece um agradecimento especial o MEU DEUS por ter visto um amor durar 59 anos, o amor dos meus pais!
            E o meu agradecimento especial à DEUS é pelo fato de amar muito o meu pai e não ter descoberto isso somente quando ele partiu. Agradeço por todas as vezes em que eu disse: Pai eu te amo muito, você é o amor da minha vida! Eu disse, eu pude dizer, eu pude sentir , eu tive tempo, eu vivi esse amor. Eu cuidei, eu acarinhei, eu segurei a mão, eu dormi sentada no chão de mãos dadas com ele, eu passei noites no sofá com ele, quando ele não conseguia dormir! Eu pude retribuir o carinho e o amor que recebi quando era bebê, eu cuidei, eu amei e isso é uma benção!
            Hoje, nesse dia dedicado aos pais, os meus presentes pra ele são: o meu amor, o meu agradecimento, as minhas palavras dedicadas a ele e , principalmente, a minha oração, pois a oração é o desejo sincero da alma! Pai eu te dou a minha PAZ para que você tenha sua PAZ! E se eu pudesse cantaria pra você...
“ Quando eu soltar a minha voz, por favor entenda..
Que palavra, por palavra, eis aqui uma pessoa se entregando...
Coração na boca, peito aberto, vou sangrando.....”

            

Um comentário:

Fernando Imaregna disse...

MCCD...sigam utilizando as "reservas" de alegrias, carinho e amor que Dr.Roberto lhes legou, à ti, à tua mãe, e às meninas. Certamente a tristeza e a saudade diminuem...hum rum ! Como sempre gostei de superlativos, profundérrimo teu texto (para variar...humpft)...Besos cariño e meu abraço carinhoso para teu PAI, lá em Nosso Lar...