quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Menina do Vestido Azul


Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado. Suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo.
Assim raciocinou o mestre:
_ É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul.
Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas.
Ao fim de uma semana ,disse o pai :
_ Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?
E assim fez o humilde casal. Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da sua rua e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências.
Desse modo, todo o bairro melhorava a olhos vistos, quando por isso passou um político que, bem impressionado , disse:
_ É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo .
E dali saiu para falar com o prefeito, que autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro.
Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo país, elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem .
E pensar que tudo começou com um VESTIDO AZUL. Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo país.
Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento, do qual se desencadeou toda aquela transformação

É difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um VESTIDO AZUL .

Moral da história
Infelizmente , ainda não percebemos que são nos pequenos detalhes e aparentemente imperceptíveis detalhes que está toda diferença.
Deixamos de tomar certas atitudes porque as julgamos sem importância, sem visibilidade, sem valor diante da grandeza do universo.
No entanto, se pensarmos o quanto cada um de nós é pequeno diante dos bilhões de seres humanos que vivem nesse planeta, e que, mesmo assim, somos fundamentais na composição do todo, talvez pudéssemos compreender que toda atitude positiva é absolutamente essencial.

Nenhuma grande mudança foi feita sem que, antes, uma pequena atitude motivasse continuidade. Sempre que puder, sempre que a vida lhe der uma oportunidade, tome uma pequena e decisiva atitude. O Segredo é a boa intenção, o desejo que algo de positivo e grandioso aconteça.




Usei esse texto, que desconheço a autoria, numa reunião de pais na escola e é sempre tão atual ! Há sempre tempo para pequeninas, imperceptíveis mudanças que certamente poderão modificar e acabar com grandes problemas..Vamos começar?

Nenhum comentário: